E os cachorros sorriram latindo “eu voltei”

Eu gosto muito de futebol. A Imperatriz bem sabe, por exemplo, que eu perco “alguns minutos” da manhã de domingo para dar uma “espiada” em Liverpol contra Chelsea, indeciso para quem torcer porque as duas camisas Adidas são fantásticas. Peso maior para o Liverpol, que ostenta a logomarca da Carlsberg no manto vermelho.

E eu gosto de futebol tanto quanto do Corinthians. Mesmo sendo apóstolico, romano e fiel, eu tenho uma tendência a me emocionar com o jogo alheio. Lembro por exemplo da festa da torcida do Internacional na Avenida Goethe, coisa que inclusive relatei com palavras tortas. Um time brasileiro ganhando do Barcelona com um gol do Gabiru. Não é ufanismo, mas veja só, Messi e Ronaldinho perderam para o Adriano Gabiru, com passe do Iarley. Coisas do futebol.

Ou lembro daquele histórico Holanda e Portugal da última Copa. O jogo mais parecia uma batalha nos coliseus romanos dentro de campo enquanto, do lado de fora, Deco e Gio Bronckhorst – companheiros de Barcelona – conversavam e sorriam. Ah, os dois tinham sido expulsos, porque empunharam suas espadas cedo demais.

Claro, lembro de jogos do Corinthians. Alguns épicos, como aquele contra o Palmeiras na final do Paulistão de 1995. Ou o segundo jogo contra o Cruzeiro, no Brasileiro de 1999. E lembro de fracassos como as duas Libertadores que perdemos para o Palmeiras ou aqueles malditos jogos contra o River Plate. Mas, de certa forma, consigo sentir emoção parecida pelos jogos de outros. Não a ponto de chorar, como fiz em alguns jogos do Timão citados acima. Mas é que eu nem sempre sou ridículo.

E agora, de volta para a primeira divisão, digo que o sentimento é diferente. Talvez porque Náutico e Grêmio não é um Barça contra Inter. Nada contra os gremistas, vez que fiquei mais aflito que o estádio no dia do jogo épico do tricolor gaúcho. Mas era a Segundona, aquele lugar onde nunca iríamos, tal qual o outro lado da rua quando éramos muito crianças. E de repente nós crescemos e atravessamos a rua, desobedecendo nossas mães e a ordem natural das coisas. Porque o Corinthians já teve times piores do que aquele que caiu ano passado. Jacenir que o diga.

O que eu digo é que esse evento inédito na história do Timão me emociona mais que o normal por ser, espero, a última vez. Foi bom, mas já deu.

Mas como hoje em dia tem jogo demais rolando por aí, nem deu tempo de fazer piada infame com o Timão. Maradona é o novo técnico da Argentina e piadas com carreira virão até se transformarem em pó. O Corinthians caiu para a Segunda. De novo.

PS: Cachorro era nosso antigo “apelido” antes de “gambás”. Vamos ter aquele espírito espotivo do Barão de Coubertain, ok?

6 pensamentos sobre “E os cachorros sorriram latindo “eu voltei”

  1. Rachel disse:

    Eu tava segurando, segurando…
    Passei pelo domingo, pela segunda-feira, pelo video da Nike.

    Aqui elas rolaram soltas. De alegria, finalmente.

  2. Luciano disse:

    Como um bom colorado que sou, entoei, juntamente com a torcida, o famoso “Ei Ei Ei Gabiru é nosso Rei!”, mas juro que foi só no dia 17 de dezembro de 2006. No dia 18 eu já gritava, “Fora Gabirú!!!”, novamente.

    Eu acredito que o Corinthians já tenha pago pelo título roubado em 2005.

    Sejam bem-vindos de volta, mas sem tapete vermelho!!!

  3. disse:

    “e piadas com carreira virão até se transformarem em pó”.

    Sabia que podia contar com você!

  4. Junior disse:

    E a cachorrada voltou. É a volta do freguês \o/

    *gostei da referência histórica :P*

  5. Rodogro disse:

    Faço coro ao Júnior. Como já falei no Eneaotil: que bom que voltaram. Já tava com saudade de ver o tricolor ganhar do curinga.

  6. atruculenta disse:

    Lindo texto!
    Agora é pra ficar!

Deixe um comentário

