Tecle 1 para ler esse texto, 2 para o texto anterior ou três para fechar esta página

Apalpou os bolsos em busca de um cigarro e praguejou por esquecê-los. Pelo jeito, seria uma longe noite. Olhava em volta e se perguntava que diabos fazia naquele lugar. Normalmente ia a lugares conhecidos, a rotina de sempre. Bar, sarjeta, casa. Não estava em nenhum dos três e sorriu por escapar da sarjeta pela primeira vez.

– Tecnicamente você está morto.
– Como?
– Eu disse que tecnicamente você está morto.
– Como assim “tecnicamente”?
– Como assim você não se preocupa com o “morto”?

Era uma longa história que não valia ser contada.

– Digo tecnicamente porque ainda estamos na transição.
– Transição?
– Sim, aquela história de barqueiro e tudo o mais. Só que menos romântica, claro. Temos que passar no guichê 1, para descobrirmos para onde você vai. Depois disso vamos à auditoria, onde as pessoas que você conheceu e que já morreram falam sobre você. Em seguida, separaremos toda a papelada para o traslado, após ficar definido para onde você vai.
– Como assim para onde eu vou?
– Sabe como é, Céu, Inferno, Purgatório, essas coisas.
– Mas por que essa burocracia?
– Ora, porque morrer é um evento como outro qualquer. É como ir ao banco, por exemplo.

Ele admitiu que o homem tinha certa razão.

– Mas o que acontece com quem morre cedo?
– Esses são encaminhados e tal. Longa história.
– Bom, acho que é a minha vez.
– Ok. Eu vou ali pegar um café. A propósito, meu nome é Saraiva.
– Os funcionários públicos – não sabia se o termo era correto, mas enfim – daqui tem o nome dos funcionários da Terra?
– Certas coisas nunca mudam.

E lá foi ele para o guichê 1. A atendente olhou para o relógio e disse mecanicamente:

– RG, CPF, passaporte, três últimos comprovantes de renda, comprovante de residência e dois telefones para contato.
– Como?
– Senhor, RG, CPF, passaporte, três últimos comprovantes de renda, comprovante de residência e dois telefones para contato.
– Sim, isso eu sei, mas… eu preciso fazer um cartão de crédito antes de morrer?
– Não senhor. São os documentos necessários para encaminhá-lo para a viagem.
– Viagem?
– É, a grande viagem, sabe… – destaque para o termo “grande viagem”.
– Sim, mas se eu te disser que até tenho o RG, o CPF, os comprovantes de renda e residência e os dois telefones de contato você me acharia louco, certo?
– Claro. Afinal de contas, quem anda sem o passaporte?
– Eu!?
– Lamento senhor, mas sem passaporte é impossível.
– Mas quem morre com o passaporte, por Deus!
– Senhor, sinto muito…
– Sente muito?! Eu vou falar com o seu superior sobre sentir muito!
– Se o senhor tivesse trazido o passaporte, talvez pudesse.

Engoliu a ironia e foi resolver com o Saraiva.

– Passaporte?
– Você não trouxe?
– Quem morre com o passaporte?
– Pessoas que sofrem acidentes de avião?
– Ok, minha cota de ironia já venceu. Como eu faço agora?
– Você sabe que não pode voltar, não sabe?
– Não posso?
– Claro que não. Se deixássemos todo mundo voltar, quem seria idiota de pegar um passaporte?

Ele pegaria.

– Enfim, e agora…
– Agora o negócio é esperar.
– Como assim, esperar?
– Esperar oras. Eu, por exemplo, morri na Primeira Cruzada.
– Mas… na Primeira Cruzada não existia passaporte.
– Pois é. Nós nunca estamos preparados para morrer. Mas veja pelo lado bom, abriram uma vaga para desentortador de clipes!

Sentiu uma súbita vontade de mandá-lo para o Inferno. Mas ele já tentara ir, em vão.

5 pensamentos sobre “Tecle 1 para ler esse texto, 2 para o texto anterior ou três para fechar esta página

  1. Ivan Neto disse:

    Massa o texto! Você dosa muito bem a mão. Dá gosto de ver
    Abraço!

  2. atruculenta disse:

    Falando em barqueiro eu vou lá ouvir La Barca e tal.

  3. refunitebrasil disse:

    Great Success!

  4. Barone disse:

    Só pra constar, o comentário acima é meu

Deixe um comentário

