O favorito

A teledramaturgia – ou novela, conforme o populacho – produz grandes personagens nacionais. Você, por menos noveleiro que seja, sabe quem é o Bruxo Ravengar, a Juma ou o Odorico Paraguaçu. E o que dizer de Beto Rockfeller e Sinhozinho Malta, ícones das nossas “soap operas”.

São personagens que acabam agregados ao cotidiano nacional. A bêbada sempre será chamada de Heleninha Roitman. E a mãe dela, Odete, sempre te desprezará. Eu, por exemplo, sempre quis conhecer uma Magda que fosse divina, só para fazer aquela cara sensacional que o Guilherme Karan como intérprete do mordomo Porfírio.

Divina Magda!

Divina Magda!

Ultimamente, porém, as novelas cairam na mesmice de sempre. Temos sempre a Regina Duarte com cara de quem usou Vasigil e não gostou, ou o Tarcíso Meira com cara de quem viveu todos os anos de todos os tempos em todas as religiões. Sem contar Debora Secco e Carolina Dieckman, chatas desde a época em que o Tarcísio era jovem. Salvo Nazaré Tedesco, todo mundo vive naquele mundinho chato do Leblon.

Mas daí resolveram colocar Ary Fontoura na atual novela das oito, A favorita. E seu personagem, Silveirinha, é o sarcasmo em pessoa na TV brasileira. A cada entrada do personagem, especialmente aquelas onde ele divide a cena com Patrícia Pillar (sensacional no papel de Flora), a língua afiada destoa de longe de gente como a Mariana Ximenez, que no folhetim faz o inédito papel de… Mariana Ximenez.

Silverinha solta pérolas como “parece que o Picasso no lavabo foi adiado”, para alfinetar Flora e seu sonho de derrubar os sogros e ficar com a herança da família do finado marido. Silverinha propõe um brinde quando os sogros de Flora, quase separados por uma traição, retomam o relacionamento. Sem contar que o Silverinha, fodão que é, pega uma mulher que tem idade para ser sua filha.

Silverinha é tão foda que faz eu falar de novela e criar categoria. Pelo menos assim, em público.

Anúncios

3 pensamentos sobre “O favorito

  1. Eric disse:

    Cara, Project Runway e novela em menos de 5 posts. A cinta caralha mudou a sua vida, né?

  2. Annie disse:

    Adoro o Silveirinha.
    O melhor personagem de uma novela das 8 depois de Nazaré Tedesco e do Olavo Novaes, é claro.

  3. Ju Dacoregio disse:

    Silveirinha é massa mesmo. E a Flora com aqueles olhares de santa que logo se transformam em pura maldade também está ótima! Adoro quando ela diz que queria dar uns tapas na carinha de anjo da Ximenez. Acho que é porque eu gostaria de fazer o mesmo. Ela tem cara de eterna menstruada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: