Maldita Yourcenar

Não sei se vocês sabem, mas eu atravessei o Rubicão. Os médicos podem dizer que não, mas eu estava lá, vi, fui e venci. Depois tomei umas facadas porque a trairagem – conforme diz Mano Brown – está na gênese do homem e daquele bando de senadores bichas. Aqueles malditos que sempre cantavam “vamô Roma, vamô Roma, vamô virar República!”.

Pois bem, em 2009, arrumaram um novo Imperador. O cara veio de Milão, tem nome de sucessor meu e tal. Mas ele só é lembrado por causa da Yourcenar. Nem o Justiano é lembrado como Imperador, mas sim como o cara que liberou geral para os católicos em Roma. O Marco Antônio, truta forte, também só é lembrado como o cara que comeu-morreu a Cleópatra. O Tavinho – meu parente – é César Augusto, cantor brega. Eu sou o fodão da bagaça, mal ae. Imperador só tem um e o resto é no máximo emir.

Daí o populacho rubro negro, essa plebe que há tempos não vibrava no Coliseu, resolve nomear um novo Imperador. Distorcem todo o conceito de Roma, Império e afins votando que o cara é ele e que eu tô em quinto, fora da Libertadores. Calé Framengo? Tá de caô comigo? Eu sou do Méier de Roma, e quem é do Méier não vacileia e não pega mocréia, valeu?

No mais, parabéns aos urubus. Ganhar com gol do Ronaldo Angelim demonstra que o Elísio inteiro está ao lado de vocês. In vino veritas, in vino gol.

Lajus est pipus empinus

Lajus est pipus empinus

Imagem gentilmente roubada dos caras do Urbe.

Um pensamento sobre “Maldita Yourcenar

  1. Trotta disse:

    Nunca consegui terminar de ler o livro da Margueritte Yourcenar, sobre meu colega menos ilustre de mesmo nome. Quem sabe um dia?

Deixe um comentário

