A ponte – David Remnick

O popular filme de Stanley Kramer Adivinhe quem vem para jantar, sobre o casamento de um  médico negro brilhante com uma moça branca idealista e a reação dos pais dela, só foi lançado em 1967. Mas, depois disso, Stanley Dunham não hesitava em comparar sua reação inicial ao novo genro com o choque de Spencer Tracy ao se deparar com Sidney Poitier. Sentiu-se desconfiado, irado, confuso, protetor e atônito com as diferenças entre o que pensava acreditar em relação à questão racial e o que realmente sentia. Stanley Dunham, que morreu em 1992, não viveu para testemunhar um detalhe premonitório do filme de Kramer. Numa das cenas, Tracy quer saber os planos do casal para educar o filho mestiço. Poitier diz sobre a noiva: “Ela acha que todos os nossos filhos serão presidentes dos Estados Unidos. E que todos farão governos coloridos”. Quanto a ele: “Francamente, acho que sua filha é um pouco otimista. Eu me contentaria com a Secretaria de Estado”.

Stanley Dunham é pai de Stanley Ann Dunham, moça branca nascida no Kansas e que, de passagem pelo Havaí, conheceu o queniano Barack Obama, com quem teve um filho que hoje não é Secretário de Estado. Ele conheceu Obama cerca de cinco anos antes da estreia de “Adivinhe quem veio para jantar”

Se tem um exemplo bom de como pegar nuances incríveis de uma biografia, esse exemplo é o David Remnick.

PS: A mãe de Barack Obama Jr. tem nome de homem porque o pai queria um menino.

2 pensamentos sobre “A ponte – David Remnick

  1. Cacau, verdade, tem tudo a ver!! Por isso me lembrei imediatamente do filme . Eu não sabia desse detalhe do nome da mãe de Obama.

    Abraço e obrigada pela visita.

  2. Júlio, antes que vc pergunte: “quem diabos é Cacau”, eu explico. Recebi um comentário da Cláudia Simas em um post meu sobre Obama e sua relação com o filme Orfeu Negro e nele havia seu link. Eu pensei que o artigo fosse da Cacau. Mil perdões. :-)

Deixe um comentário

